ERP

Enterprise Resource Planning é a designação para um sistema informático integrado de gestão. Foram concebidos para coordenar todos os fluxos de informação e actividades necessárias ao bom funcionamento de uma empresa, permitindo assim acesso, em tempo real, a toda a informação dentro da empresa e uma rápida tomada de decisões. Estes sistemas de informação integram todos os dados e processos de uma empresa num único sistema. Os ERP podem envolver todos os departamentos de uma empresa (finanças, contabilidade recursos humanos, marketing, vendas, compras, fabricação, etc.).

 

História

Anos 40: surgem os primeiros sistemas de controlo de stocks, como o objectivo de monitorizar níveis de existências e respectivas localizações em armazém.

Anos 50 e 60: surge o primeiro modelo de apoio à gestão de produção, Material Requirement Planning (MRP), tinham como objectivo melhorar o planeamento da produção ajudam as empresas no planeamento das suas ordens de compras. Estavam reservados a empresas com elevada capacidade de investimentos em infra-estruturas tecnológicas.

Anos 70: surgem os sistemas MRP II (Manufacturing Resource Planning), ainda orientados para indústria de transformação. A grande novidade está na sua integração à área financeira, permitindo às empresas um maior controlo na gestão do ciclo da produção.

Anos 80 – primeira metade: ainda focalizado na indústria de transformação os novos sistemas incorporam processos orientados à gestão dos materiais dentro da filosofia de “just-in-time”. Surgem os sistemas de automatização da produção – CIM (Computer Integrated Manufacturing), permitindo a automatização dos processos.

Anos 80 – segunda metade: Com desenvolvimento da tecnologia “client-server”, emerge a integração plena dos sistemas de MRP II com os ERP’s, isto é, permitindo a gestão integrada com a incorporação da variável do capital e dos recursos humanos.

Anos 90: Surge o conceito de “back office” , o ERP II, e de “front office”,  o “supply chain management”, encontro entre a procura (lado dos clientes) e os fornecimentos (lados dos fornecedores).  Na segunda metade dos anos 90, começam a surgir as primeiras implementações de CRM (Customer Relationship Management).

 

Fonte: www.misigemp.com/content.asp?areaid1=4&areaid2=6&areaid3=0&areaid4=0&pagid=1

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode